segunda-feira, 30 de maio de 2011

Marcha da Maconha 2011

Muitos se perguntam se Maconha devia ser Liberada no Brasil?

Já mostramos que a Polícia repreendeu protesto da legalização da maconha em São Paulo, fique com um texto retirado do Artigonal:

Autor: Eduardo Veronese da Silva



Fonte:

                                                       MARCHA DA MACONHA
No decorrer da história humana, ocorreram muitos movimentos populares, principalmente reivindicando por direitos e garantias sociais. No entanto, têm surgido mobilizações públicas de diversos tipos, entre elas, a Marcha da Maconha. Esse movimento alcança projeção mundial, realizado sempre no mês de maio de cada ano.    

No dia 07/05/11, houve grande cobertura dos canais de televisão sobre o movimento, principalmente nas capitais brasileiras. Observa-se a cada ano, número maior de pessoas em defesa da descriminalização do uso da maconha.

Ano passado, alguns estados brasileiros conseguiram vetar a marcha da droga com ações judiciais (RJ, SP, BA, PB, MT, MG, DF e PR). Esse ano, no Espírito Santo, embora tenha sido impetrada ação com esse objetivo, o órgão julgador, na pessoa do juiz Marcelo Loureiro, da Vara de Inquéritos Criminais de Vitória, denegou o pedido e deu parecer favorável á realização do evento.

Muitas pessoas aderem ao evento, sem conhecimento sobre as complicações clinicas e sociais (danos a saúde física/mental; comprometimento profissional; cometimento de delitos) da liberação do uso desta ou de outras drogas psicotrópicas. Muitos acreditam que a descriminalização do uso (abolição criminal) irá resolver o problema social da dependência e, ao mesmo tempo, diminuir o índice de criminalidade que envolve o uso e o tráfico de drogas.

Bem disse Mina Seinfeld, diretora da Federação Mundial contra as Drogas e da Vigilância Internacional Antidrogas: "a maconha de 40 anos atrás, era considerada leve, mas o avanço tecnológico provou sua toxidade, milhares de trabalhos científicos atestam que afeta o sistema nervoso central (cérebro), o pulmão, a imunidade e a função reprodutiva".

Essa função reprodutiva pode ser prejudicada em decorrência do princípio ativo da maconha, promovendo a morte de muitos espermatozóides (no homem) e de óvulos (na mulher). A maconha comercializada atualmente tem sido misturada com outros componentes químicos danosos a saúde do usuário, aumentando consideravelmente sua toxidade (potencializada). Com isso, aumenta-se a possibilidade de ingresso do usuário no quadro de dependência química.

Sabe-se que a maioria das drogas tem sido alterada quimicamente pelos traficantes, com a finalidade de aumentar sua produção e lucratividade. Isso também já ocorre com o crack. Essa droga agrega basicamente em sua composição o bicarbonato de sódio, entre outras substâncias tóxicas.

Pode-se dizer que OXI é Uma nova droga pior que o crack, tendo como elemento principal a cal virgem, além da mistura de algum produto combustível (gasolina, querosene ou solução de bateria). Segundo especialistas, desde o ano de 2004 a droga tem sido usada por pessoas dos estados do Acre, Amazonas, Pará, Goiás e Piauí. Esse uso tem sido observado em outras capitais brasileiras.

Apreensões recentes foram feitas nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Profissionais que atuam com dependência química, estimam que o período de vida do usuário é de um ano, período bem menor do que o usuário de crack.    

Experiências de outros países que legalizaram o uso de drogas (não só a maconha) demonstraram que a simples descriminalização desse comportamento social, não é garantia absoluta de diminuição do quadro de dependência da substância consumida e da criminalidade. Percebe-se que o assunto não é de fácil solução, haja vista envolver questões de ordens sociais e legais, mas também de saúde física e mental do cidadão.   


Agora fique com outro texto da autoria de Contos Locos:
legalize a maconha?

O assunto sobre a legalização da Maconha já é antigo, a maconha existe e é consumida de diversas formas a mais de 2000 mil anos na sociedade, já foi recriminada pela Igreja ao longo desses anos e também é recriminada pelo governo e sociedade.

Apesar de tanto esforço para denegrir a imagem da maconha, no final das contas a sociedade continua a usar. O maior problema são os boatos que colocam sobre essa planta, que confundem a população sobre os efeitos e males da maconha a longo prazo. Falta sim uma atitude do governo de se falar abertamente sobre o assunto e não repreender a população que reivindica um direito.


Segundo uma pesquisa que passou no fantástico dia 29 de maio 2011, 56% das pessoas entrevistadas responderam que são a favor da legalização da maconha para o consumo e tratamento de doenças como o câncer, como já é feito em países de primeiro mundo como Canadá.


As Leis são criadas para controlar a sociedade, ditando a forma que os cidadãos devem se comportar, as leis não são optativas, todos são obrigados a segui-las para se viver em sociedade.


As leis tem a função de ditar os padrões de comportamento de uma sociedade, refletindo a opinião da maioria na forma de regras. Porém a sociedade muda com o tempo, algo que poderia ser considerado errado antigamente pode vir a ser normal na sociedade atual, portanto as leis mudam para se adaptarem a situação atual. 




Leia mais:



Um comentário:

  1. Legaliza a maconha e coloca pena de morte para tráfico de outras drogas tipo crack e oxi. Quero ver não acabar com o tráfico no Brasil!

    ResponderExcluir

Link

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...